Perfil

A Escritora

Anna Anna se formou em Comunicação Social pela FACHA. Desde pequena gostava de escrever, porém seus escritos ficavam guardados na gaveta e ela se dedicava cada vez mais à outra paixão, a dança.

Sentindo a necessidade de ter a sua escrita lida, Anna criou o blog Metamorfose., no início de 2008. Neste ano, Anna escrevia artigos para o blog quase que diariamente e esta experiência, junto ao incentivo recebido por leitores e amigos, fez com que ela iniciasse sua carreira de escritora. Um desses incentivos foi o convite para ser colunista do site Templo de Avalon : Caer Siddi recebido por sua idealizadora, Rowena A. Seneween.

Ainda nesse ano, Anna recebeu outro convite para ser colunista, desta vez do astrólogo e fundador do jornal impresso carioca Por do Sol, André Leôncio Barros.

Em dezembro de 2008, Anna teve algumas de suas poesias selecionadas para a antologia Letras no Brasil - X, da Taba Cultural.

No ano seguinte, Anna Leão lançou seu primeiro livro A Rainha da Floresta. Como autora independente ganhou uma grande experiência em todas as etapas de publicação de um livro. O livro foi editado pela Scortecci Editora.

Enquanto escrevia seu primeiro livro, Anna tinha em mente construir uma série de livros a partir dali. E foi o que aconteceu. Em abril de 2011 foi a vez do segundo volume, A Rainha da Floresta e a Deusa da Terra. Lançado também de forma independente, mas com outro formato, o livro sobre demanda, desta vez pelo Clube de Autores.

Enquanto escrevia o terceiro livro da saga, a autora recebeu o convite da MODO Editora para lançar a trilogia completa em um único volume. Contrato assinado, Anna Leão lançou A Rainha da Floresta pela MODO Editora na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, em 2013.
Embora tenha fechado a obra, Anna Leão afirma que a magia da Floresta da Lua e do Reino das Joias ainda não acabou. No momento ela escreve outra trama dando destaque a outros personagens da trilogia.

Anna diz que para ela escrever é uma grande forma de se expressar, forma pela qual ela pode soltar sua imaginação e mergulhar em outros mundos. No entanto, nem só de sonho vive Anna. Ela afirma se conhecer melhor quando escreve e passar seus valores e aprendizados:

- Eu me conheço melhor quando escrevo e ganho também conhecimento, além do autoconhecimento. É como se acendesse uma luz! Muitas vezes, quando leio o que escrevi, eu me pergunto: como eu sabia disso?! Mas a inspiração é assim, como um sussurro em nossos ouvidos, como uma canalização, como se não viesse da gente, e talvez não venha! É o Awen dos celtas; aquela força divina e invisível que anima, que entusiasma, que traz vida. Que faz o mundo girar!

A Bailarina, Professora de Dança e Terapeuta Corporal

Anna Leão começou a dançar desde muito cedo. Aos nove anos de idade deu seus primeiros passos na dança moderna onde ficou por longos anos, aprendendo também o jazz.

• Em 1990, fez seu primeiro curso profissionalizante em dança, o Curso Técnico em Dança Contemporânea, na Escola Angel Vianna. O curso com duração de três anos consistia de aulas diárias com duração de cinco horas e diversas matérias, dentre elas: Balé Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Pedagogia, Teatro, Composição Coreográfica e Improvisação, Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia, Música, Técnicas de Laban, Conscientização e Expressão Corporal e Estágio Supervisionado.

• A partir deste curso Anna começou a trabalhar também como professora de Consciência do Movimento e Expressão Corporal, se servindo de sua veia terapêutica.

• Isto a fez voltar, em 2004, à Escola Angel Vianna, já transformada em Faculdade, para uma especialização no curso de Técnico em Reeducação Motora e Terapia através da Dança e do Movimento, com carga horária de 1920 horas, com cadeiras em Eutonia, Danças Circulares, Técnica de Alexander, Zen-Shiatsu, Conscientização do Movimento e Expressão Corporal, Técnica de Feldenkrais, Cinesiologia Aplicada ao Movimento.

• Esta especialização lhe valeu, em 2006, uma contratação pela Secretaria de Cultura de Niterói para trabalhar no projeto Viva Idoso como professora de Conscientização do Movimento e Expressão Corporal, no Centro de Convivência do Idoso.

• Paralelamente, Anna também se dedicou à Dança do Ventre, uma grande paixão. Iniciou sua prática em 1992 estudando com professoras de diversos estilos, fazendo vários workshops e um curso profissionalizante desta belíssima dança. Integrou o grupo Shadya Dance e se apresentou em diversos lugares.

• Aliando toda a grande base corporal e didática recebida nas formações da Escola e Faculdade Angel Vianna à Dança do Ventre, em 1998, começou também a dar aulas desta modalidade de dança. Em 16 de setembro deste mesmo ano, Anna Leão teve a honra de receber Moção de Congratulações por sua Contribuição à cultura do município do Rio de Janeiro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

• No início de 2012, Anna teve a oportunidade de se aperfeiçoar numa antiga paixão: a Dança Cigana. Intensificou seus estudos e integrou por dois anos o grupo Optchá de Dança Cigana, participando de inúmeros eventos. Em maio de 2014, Anna começou a lecionar Dança Cigana na Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa - Botafogo onde também ministra aulas de Dança do Ventre.

• Também em maio de 2014 teve a oportunidade de participar da Mostra de Dança Cigana na Semana da Dança, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, organizado pelo Sindicato de Dança do Rio de Janeiro.

• No final de 2014, Anna organizou a I Mostra de Danças Étnicas da FACHA, onde se apresentou com números solo de dança cigana e dança do ventre.

Atualmente, além de se apresentar com seus estilos de dança em vários eventos, Anna Leão atua como professora de dança cigana, dança do ventre, reeducação postural, alongamento, consciência do movimento e expressão corporal, ministrando aulas em grupo e individuais.

Anna

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão
Direitos Autorais

Site oficial da escritora Anna Leão. Todos seus artigos, poesias e literatura são registrados legalmente, com direitos reservados. A violação de direitos autorais é crime. Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Solicitações para reprodução devem ser feitas pelo e-mail: anna@annaleao.com.br

"O lúdico deve estar sempre presente em nossos corações, para podermos ser e fazer os outros felizes." Por Anna Leão.