Artigos BLOG METAMORFOSE

Valorizando cada conquista

A maioria de nós tem objetivos na vida. Alguns demoram mais para serem alcançados, outros acontecem logo, e ainda há aqueles que não são conquistados. Mas é muito importante a valorização de cada conquista nossa, de cada vitória. A estrada muitas vezes é longa até atingirmos nossa meta, mas valorizarmos cada passo dado, cada obstáculo vencido é muito importante. Isso significa nos valorizarmos. Significa valorizarmos a capacidade de atingirmos o nosso objetivo. Isso é autoestima.

Aquela pessoa que não liga para os seus sucessos, para as coisas que conquista – mesmo que “pequenas” coisas – no fundo, está se desvalorizando. Não esqueço de uma pessoa que, certa vez, me disse que quando era adolescente tinha uma amiga que valorizava cada conquista. Até mesmo um shampoo novo que faria maravilhas pelo seu cabelo era motivo de festa. Essa moça tinha uma autoestima elevada, se valorizava, assim como os seus feitos. Hoje em dia ela é alguém que continua conquistando os seus objetivos.

Tudo isso me faz lembrar da dificuldade que algumas pessoas têm de receberem elogios. Muitas pessoas sempre dão uma explicação para o elogio que recebem. Por exemplo, alguém diz: “Que vestido lindo!” A pessoa então responde: “Nossa, ele é tão velho…” Essa pessoa também não se valoriza, não está com uma boa autoestima, pois acha que não merece um elogio. Não o acolhe como se tivesse direito a ele.

Todas estas coisas, a princípio, podem parecer bobagens, mas não são. São de vital importância para o nosso caminhar, pois só percorre bem o seu caminho, só atinge seus objetivos, aquele que tem fé em si. E a autoestima e a autovalorização são ingredientes básicos para isso. Ter fé em si é ter autoconfiança. Ter fé na vida é confiar no Universo. Os dois são extremamente importantes. E valorizarmos cada conquista nossa é reflexo disso. É saber agradecer!

Tenho percebido também que quanto mais formos independentes no alcance de nossos objetivos, melhor. Adquirimos mais força e autoconfiança quando estamos fazendo tudo que podemos, e descobrindo também novos talentos e capacidades.

Não faz muito tempo uma amiga me disse: “Anna, se você puder depender o menos possível de pessoas que nada tem a ver com você e com seus projetos, melhor”. E é verdade! Depender de alguém que não compactua conosco da mesma visão e valor do nosso objetivo é algo que nos limita. É claro que existem momentos que realmente não há outra opção.

Mas descobrirmos em nós mesmos o quanto podemos fazer para concretizarmos nossas metas, o quanto podemos nos apossar de nossos sonhos e realizá-los, é algo que contribui muito. Não só para atingirmos o alvo, mas também para descobrirmos o quanto somos capazes.

Valorizar cada conquista é valorizar a nossa capacidade, é valorizar os nossos talentos, é nos valorizarmos. A autoestima agradece!

Por Anna de Leão. (Favor mencionar a fonte e autoria ao reproduzir este texto).

Nota:  Artigo publicado originalmente  em meu blog Metamorfose, em 13 de outubro de 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
slot thailand dewa slot thailand gacor pg slot server thailand sabung ayam slot gacor slot 10000 http://ppdb.smkn4padalarang.sch.id/go.id/dewaslot/ https://pg-slot.ejournal.iaisyarifuddin.ac.id/ https://slot-dana.ejournal.iaisyarifuddin.ac.id/ https://slot-kamboja.ejournal.iaisyarifuddin.ac.id/ https://slot-mahjong.ejournal.iaisyarifuddin.ac.id/ https://slot-malaysia.ejournal.iaisyarifuddin.ac.id/